-

Algarve – belezas de Portugal

A região de Algarve, em Portugal, é repleta de belezas naturais, culturais e arquitetônicas! As principais e agitadas cidades são Faro (capital da região), Lagos, Portimão e Albuferia. Os destinos mais tranquilos e igualmente belos são Aljezur, Olhão e Alcoutim.

albuferia PORTUGAL 2011  (Albuferia)

Em visita à quente e badalada cidade de Albuferia, as construções claras em vários desníveis chamam bastante atenção, e formam uma linda vista! A cidade foi povoada inicialmente pelos romanos, que a nomearam Baltum. Depois pelos árabes, que a batizaram Al-buhera (“pequena do mar”). O domínio mouro, que durou mais de cinco séculos, deixou muitas heranças arquitetônicas para o local.

A zona de Albuferia possui uma das maiores concentrações de bandeiras azuis (símbolo europeu para a alta qualidade das praias), e atrai muitos turistas por essas belezas naturais, águas cristalinas, pela pintura expressionista de João Bailote e pelo agito do local.

Pelas ruas, é possível observar a arquitetura Estilo chão, desenvolvido durante o domínio filipino em Portugal e Espanha, estilo com um estrutura clara e robusta, com superfícies lisas e pouca decoração.

lagos PORTUGAL 2011(Lagos)

O verão na região é bastante quente. Por isso, as fachadas são, em sua maioria, claras, proporcionando maior conforto térmico interno; além de uma vista incrível aos turistas encantados como eu!! :)

bolsa02 (1)

patri_17

patri_20

 

(Imagens: Betadecora e albufeira.pt)

 

PAREDE LOUSA: Versátil e Moderninha

Elas são sucesso por onde estão! As paredes lousa se adaptam a diversos tipos de ambientes e dão um toque personalizado de criatividade à decoração.

Elas podem ser feitas com papel contact fosco – mais indicado para áreas menores, ou pintando a parede desejada com a tinta específica que fornece esse acabamento. Algumas marcas hoje em dia oferecem esse tipo de tinta, como, por exemplo, a Coral e a Suvinil. A Sherwin-Williams lançou, no ano passado, a linha Novacor Risque Rabisque, um revestimento transparente que transforma qualquer parede num quadro de escrever, sem alterar a tonalidade do fundo.

As paredes lousa transformam diversos tipos de ambientes.

Confira as ideias abaixo e inspire-se!

escritorio__

quarto__

cozinha__

banheiro lavabo__

sala___

bar___

porta__

vasos__

 

 

Projeto do hotel em Portugal dedicado aos amantes do vinho

Portugal possui várias regiões com vinícolas maravilhosas. Uma delas é a região da cidade de Amarante (Distrito do Porto). Entre os vinhedos da Quinta da Lixa, nasceu o projeto do hotel Monverde. As quintas em Portugal são as propriedades rurais, em sua maioria vinhedos.

Inicialmente, o projeto da casa seria para receber os amigos e amantes do vinho. Mas, inevitavelmente pela procura, acabou se transformando em hotel.

O projeto aproveitou algumas partes de construções antigas já existentes na propriedade, e aliou ao conjunto novas construções. Quem assina é a portuguesa FCC Arquitectura e o designer Paulo Lobo. As principais preocupações eram manter a história do local, respeitando o meio rural.

O uso da madeira e do verde, que têm tudo a ver com vinho, é marca registrada do projeto. Com grandes sacadas em madeira e a utilização do vidro de maneira bastante harmoniosa, o hotel faz total conexão com a beleza da natureza ao redor. Muitas paredes são de pedras brutas. Grandes muros na parte externa revestidos em madeira conferem um visual leve e acolhedor.

Confira algumas imagens do Monverde Hotel:

Hotel-Monverde-Quinta-da-Lixa_Wine-experience-hotel_FCC-Arquitectura_Paulo-Lobo_Portugal_dezeen_936_11

Hotel-Monverde-Quinta-da-Lixa_Wine-experience-hotel_FCC-Arquitectura_Paulo-Lobo_Portugal_dezeen_936_30

Destin-HOTEL-MONVERDE-FCC-ARQUITECTURA-7-600x900

Hotel-Monverde-Quinta-da-Lixa_Wine-experience-hotel_FCC-Arquitectura_Paulo-Lobo_Portugal_dezeen_936_36

Destin-HOTEL-MONVERDE-FCC-ARQUITECTURA-6-600x900

Destin-HOTEL-MONVERDE-FCC-ARQUITECTURA-23-600x600

(Imagens: José Campos photographer)

Móveis cheios de COR

Os móveis coloridos dão um look descontraído e moderno ao ambiente. Um móvel de uma cor diferente pode ser o detalhe que vai fazer toda a diferença na sua decoração; além de dar personalidade ao espaço, escolhendo os tons que mais gosta! Uma trend que veio pra ficar!

Muitas vezes não é necessário pintar toda a parede ou o ambiente para dar esse toque especial da cor à decoração. Os móveis coloridos podem ser diversos, é possível brincar com a imaginação e, para quem gosta, até você mesmo dar um up naquele móvel antigo!

12-sala-com-movel-colorido

A dica é combiná-los com tons mais neutros nas paredes e nos outros móveis, ou até usar duas ou mais cores diferentes nos móveis, mas que sejam harmônicas, para não sobrecarregar nas tonalidades do espaço.

Vale brincar com as cadeiras, cabeceiras, estantes, prateleiras, cômodas, mesa de canto, móveis para varanda, espreguiçadeiras, e por aí vai!

movel-6

moveis-coloridas-153550586

decoração-com-móveis-coloridos-3

sofas-coloridos-11

Lembram das cadeiras que a nossa arquiteta Roberta Ruschel reformou para o seu escritório? Eram da sua bisavó! Que tal?!

pink-chair-01-580x541