-

7 revestimentos que são a cara do Verão!

Os revestimentos têm diversas funções na arquitetura. Além de decorativos, podem auxiliar na manutenção e conservação. Em muitos casos, tornam o ambiente mais fresco, além de bem mais belo! São muitos os materiais e tipos de revestimento que se pode encontrar. Separamos pra você alguns que são a cara da nossa estação, a cara do Verão! Confira:

 

1. Porcelanato inspirado nas pedras naturais

O toque e a elegância inconfundíveis da pedra natural no porcelanato.

01 incepa-porcelanatoIncepa

 

2. Formas geométricas

Como tendência em todo o mundo, elas permitem criar novas possibilidades para os ambientes e projetos. Proporcionam um look descontraído e, ao mesmo tempo, sofisticado.

02 Portobello - imagem portobello pbl_amv_pietra_di_st_remy_mos_today_mesa_e_cadeirasPortobello

 

3. Pastilhas Mosaico

O exemplo da marca italiana Mosaico Piu mostra como as pastilhas de mosaico podem compor belos paineis com efeitos gráficos. A cara do verão!

03 mosaico piuMosaico Piu

 

4. Peças em relevo / textura

Elas se tornaram tendência decor e podem criar efeitos tipo painel. Hoje em dia, são diversas as opções no mercado.

04 porcelanato-portinariCerâmica Portinari

04 eliane-porcelanato_Creative NostalgiaEliane porcelanato – com baixo relevo, a textura lembra uma renda.

 

 5. Revestimento Cimentício

Os revestimentos feitos à base de cimento têm alta durabilidade e são ótimos para locais quentes, já que retêm bem pouco o calor. A aplicação desse tipo de revestimento deve ser feita na última etapa da obra, para que não seja danificado. É comumente usado em torno das piscinas, mas estão sendo cada vez mais aplicados em diversos tipos de ambientes internos, e os resultados podem ser incríveis.

05 CastelattoCastelatto

05 img_2_508$$1868

 

 

 6. Ladrilhos hidráulicos

Eles são queridinhos! Levam cor e acolhimento a ambientes como banheiros, cozinhas, áreas externas, espaços gourmet, sacadas, etc. São geralmente usados em detalhes, ou uma parede.

06

Mezanino gráfico, com painel de ladrilhos hidráulicos – projeto Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz.

06 decoracao_ladrilho_hidraulico

 

7. Falando em cores, o Rose Quartz foi eleita a cor da Primavera / Verão 2016. E por que não usar desse tom suave também nos revestimentos?

07 pantone-2016-31

 

E então, gostou?! Qual revestimento é a SUA cara? ;)

 

 

 

 

 

 

 

Ahh, as ESTANTES!

As estantes estão por toda parte! Anteriormente encontradas mais em escritórios ou bibliotecas, hoje em dias as estantes podem ser até protagonistas de ambientes sociais, sala de estar, de jantar, entre outros.

Elas dão um toque de personalidade à decoração, já que nelas podem estar fotos, objetos de viagens, livros, e tudo que for a sua cara! Além do visual, nada como uma estante para ajudar na organização dos objetos de um ambiente.

Confira algumas dicas e exemplos de estantes para os seus ambientes:

01

03Projeto Tania Eustaquio.

EstantesEstante vazada de MDF ebanizado ocupa o lugar de uma parede demolida. Projeto Paula Andrade e Marcus La Motta.

04Projeto Antonio Ferreira Júnior e Mario Celso Bernardes.

08Projeto Adriana da Riva.

05Em losangos, da Dominox – Projeto Ana Buratto.

09

 

07Laqueadas de azul, com fitas de LED – Projeto Ana Luiza Almeida Prado Sawaia.

06Casa Cor Alagoas – Projeto Juliana Lyra Fialho Breda e Solange Costa Chroniaris.

10

 

Fonte projetos: casa.abril.com.br

 

 

CONTAINER na arquitetura

O container foi inventado em 1937 pelo americano Malcolm McLean, e revolucionou a indústria de transportes. Em vez de deixa-los abandonados, nada melhor que reaproveita-los para criar espaços, moradias, escritórios, cafés, hotéis, experimentando novos conceitos e desenhos no design e arquitetura; e com menores custos, se comparado a construções convencionais. Já há alguns anos, o container se tornou uma grande novidade no quesito reaproveitamento!

Feitos de aço, os containers são resistentes e têm longa durabilidade. Além disso, são leves e confeccionados sob uma padronização para o perfeito encaixe. Nas construções, é ideal forrá-los com isolante térmico. É possível usar tintas à base d’água, painéis solares, teto verde, entre outros elementos que tornam a construção ainda mais sustentável.

E ainda pode ser bem bacana unir o conceito do container a uma construção convencional já existente, readequando ou otimizando seu uso.

Confira alguns projetos super modernos pelo Brasil e pelo mundo:

CONTAINERCITY_2210000bContainer City, na Inglaterra. Concebida pela Urban Space, é um conglomerado de containers de vários formatos, encaixados flexivelmente, criando uma construção modular altamente versátil, que oferece acomodações elegantes e acessíveis para uma gama de utilizações.

 

9-sala-de-espera

 

10-sala-de-espera_agencia 99 cidade caboSala de espera da Agência 99c, na Cidade do Cabo, África do Sul – projeto Inhouse Brand Architects.

 

i265321

decameron_mk27Loja Decameron, em São Paulo – projeto Studio MK27.

 

container-house-9Casa de hóspedes, nos EUA – projeto Poteet Architects.

 

8-banheiro eco-transportavel casa cor bhBanheiro eco-transportável, Casa Cor Belo Horizonte – projeto Sérgio Viana e Jonathas Vallev (modificados para aproveitar a luz natural).

 

casaecozinha.com_casa_casacor_2015_conteinerCasa Container, Casa Cor SP 2015 – projeto Daniel Kalil e Karinna Buchalla. Casa completa, com deck e piscina.

 

cafe container sao pauloCafé Container, em São Paulo.

 

0t9a9533Cozinha Container – 13ª Expo Revestir – Projeto Vitor Penha. (Foto: Edu Castello)

 

PAREDE LOUSA: Versátil e Moderninha

Elas são sucesso por onde estão! As paredes lousa se adaptam a diversos tipos de ambientes e dão um toque personalizado de criatividade à decoração.

Elas podem ser feitas com papel contact fosco – mais indicado para áreas menores, ou pintando a parede desejada com a tinta específica que fornece esse acabamento. Algumas marcas hoje em dia oferecem esse tipo de tinta, como, por exemplo, a Coral e a Suvinil. A Sherwin-Williams lançou, no ano passado, a linha Novacor Risque Rabisque, um revestimento transparente que transforma qualquer parede num quadro de escrever, sem alterar a tonalidade do fundo.

As paredes lousa transformam diversos tipos de ambientes.

Confira as ideias abaixo e inspire-se!

escritorio__

quarto__

cozinha__

banheiro lavabo__

sala___

bar___

porta__

vasos__